quinta-feira, 8 de março de 2012

Qual de nós ainda não sabe que isso tudo te faz dona...


Hoje é dia 8 de março. Dia Internacional da Mulher, ok...

Láááá atrás (ok, talvez nem TÃO atrás quanto deveria ter sido), em 1857 nesse mesmo dia, nenhuma mulher ganhou presente, nenhuma mulher ganhou parabéns, nenhuma mulher recebeu mensagens de carinho e muito menos foi exaltada e reconhecida...

Neste dia 8 de Março de 1857, mulheres trabalhadoras de uma indústria de tecidos em Nova York fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho, redução da carga horária de 16 horas para 10, salários iguais aos dos homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Conclusão: ao final do dia as 130 tecelãs foram trancadas dentro da fábrica e morreram carbonizadas.

Greves já tinham sido feitas antes e já tinham sido reprimidas antes, mas nunca com tamanha violência. O fato desta ter sido feita por mulheres causou uma reação desumana, como se a mulher não tivesse direitos, como se não merecesse respeito. Não vou dizer aqui dos milhões de casos parecidos na história. Não quero provar que o mundo é machista, não quero citar revoltas e injustiças... Só quero lembrar o motivo do dia 8 de março ter sido escolhido, em 1910, para ser o Dia Internacional da Mulher.

Eu duvido que as 130 tecelãs que morreram em 1857 quisessem ganhar flores enquanto trabalhavam 16 horas por dia e recebiam um terço do que recebiam os homens que trabalhavam o mesmo tempo. O dia de hoje serve sim para elogios, carinhos e reconhecimento, porém mais do que isso, o dia de hoje serve para lembrar do que essas 130 mulheres reivindicavam. Serve para lembrar que ser mulher ainda representa ser menos na sociedade e que isto é simplesmente errado, ridículo, antiquado. Hoje é dia de lembrar que é INACEITÁVEL e que não é certo se submeter.

Então que nesse dia da luta da mulher as flores, presentes e caixas de chocolate não sejam mais importantes do que a consciência de que ser mulher não diminui ninguém, não dá menos direito a ninguém, não autoriza alguém a assediar ninguém, não permite que alguém materialize o corpo de ninguém.

Que hoje seja um dia da mulher, sim, mas que todos os dias também sejam. Porque eu sou mulher todos os dias, e vocês?

Peace and love,
Kah

Título: Dona, Roupa Nova.
Foto: Uma linda Seleção FEMININA e campeã Olímpica pra vocês.

Um comentário:

osmar disse...

Valeu, que assim seja.... Amém...